Mantendo Seu Cérebro em Forma
Você sabia que depois dos 26 anos, o nosso cérebro perde 20 gramas por década? Pois é o nosso cérebro também enferruja, e rápido.
Assim como o resto do nosso corpo o cérebro também envelhece. Ao longo dos anos,a nossa massa cinzenta de 1,4 kg, não escapa do ataque dos radicais livres e de outros danos celulares. Como consequência os neurônios ficam cada vez mais frágeis e começam a morrer. De acordo com uma pesquisa da University of Western Ontario,no Canadá, depois dos 26 anos o cérebro perde 20 gramas por década. Sendo assim, depois dos 80 anos, o órgão já perdeu 10% de sua massa, e isso está relacionado com sintomas clássicos do envelhecimento, como perda de memória.
Quando o cérebro está ativo e imerso em atividades intelectuais, a corrosão do órgão é menor. Quanto mais os neurônios são usados mais fortes ficam as conexões entre eles. Incorporar desafios mentais na rotina pode além de prevenir , reverter o envelhecimento cerebral que já está em andamento.
Exercite Sua Mente
É possível desafiar o cérebro mesmo com tarefas comuns do dia a dia. Mudar a rota para o trabalho escovar os dentes com a outra mão , são atividades que obrigam o cérebro a trabalhar mais, forçando a formação de novas alternativas. É preciso incorporar ações desafiadoras no dia a dia para que os benefícios para seu cérebro sejam constantes. E quanto mais variadas elas forem melhor. É fundamental que você mantenha o seu cérebro ativo, seja lendo, jogando cartas, jogos de tabuleiro ou até mesmo aprendendo outro idioma, para que seu cérebro não envelheça antes do tempo.
Comentários
Postar um comentário