Um Gênio Muito Além do Seu Tempo
Todos nós já sabemos que Leonardo Da Vinci foi um grande gênio. E que ele parecia estar a anos luz da época em que vivia. Mas uma coisa que talvez você não sabia é que ele foi um dos primeiros idealizadores do paraquedas. É isso mesmo, antes do homem sequer cogitar a possibilidade de voar, ele pensou em uma solução para o caso de algo dar errado durante um possível voo.
O paraquedas projetado por Da Vinci, tinha um formato cônico e um sistema de armações de madeira para reforço, que serviria como ponto de apoio para o paraquedista. Seu problema, aparentemente, era a escala: o mais provável é que a parte mole do paraquedas não fosse grande o suficiente para dar sustentação a um ser humano no ar. A estrutura seria feita de linho e teria uma abertura de aproximadamente 8 x 8 metros, e pesaria pelo menos 90 quilos.
![]() |
Réplica do paraquedas idealizado por Da Vinci |
Cumpriu A Função
Em julho de 2000, com a ajuda de engenheiros da universidade de Cardiff, no Pais de Gales, o paraquedista britânico Adrian Nicholas saltou de 3.000 metros de altitude com um paraquedas igual ao projetado por Da Vinci. Construído, inclusive, com os materiais que o gênio teria tido acesso em sua época. O salto aconteceu na África do Sul, e foi um sucesso. O paraquedas renascentista se comportou tão bem que Nicholas chegou a afirmar que ele era mais estável que os similares modernos. Só um pequeno problema não foi devidamente equacionado, o equipamento pesa cerca de 90 quilos, o que torna o pouso potencialmente perigoso. Para não correr riscos, Nicholas preferiu abrir o paraquedas convencional quando faltavam 600 metros para atingir o solo.
![]() |
Nicolas Realizando o salto com o paraquedas de Da Vinci |
Comentários
Postar um comentário