Panfletos do Medo

Cartaz produzido pelos EUA, para promover a vitória na
2° guerra
No ano de 1945, mais precisamente no dia 6 de agosto, os EUA estreavam a mais mortal de todas as armas. A bomba atômica. Com uma capacidade de destruição arrasadora, e um alcance gigantesco. E a vítima escolhida foi Hiroshima, cidade japonesa que tinha cerca de 300 mil habitantes na época, e uma população militar em torno de 43 mil soldados.
A bomba foi detonada as 8h 15 da manhã, do dia 6 de agosto de 1945, sobre um centro urbano matando instantaneamente pelo menos 100 mil pessoas. Numa área aproximada, de 4 quilômetros quadrados. Na sua imensa maioria civis, cuidando de suas vidas , sem ter nada a ver com a guerra. Nos 5 anos que sucederam a detonação da bomba, pelo menos 200 mil pessoas morreram em decorrência dos efeitos da explosão, principalmente de câncer.
No dia seguinte à detonação da bomba, o governo americano fez um pronunciamento ao Japão através da sua rádio militar, explicando os efeitos da bomba atômica e advertindo o governo japonês sobre as consequências, caso não se rendessem. Além do pronunciamento, os EUA produziram milhares de panfletos explicando como funcionava a bomba atômica e seu poder de destruição. Os panfletos foram lançados sobre a população japonesa, instalando um estado de pânico e medo.
 

Comentários

Postagens mais visitadas